artes visuais | visual arts
A Anunciação dos Anjos Digitais
2022
Painel digital criado para integrar o projeto
Direção: Leo Caobelli / Apoio: Rumos Itaú Cultural
O sagrado existe no coração de quem sente. Ao atravessar as densas nuvens do ecrã celeste, composições de natureza vívida se apresentam. Isso é um sonho? Isso é real? Para não se perder, há de se percorrer um caminho de cachoeiras e lagos cristalinos, que espelham a intensa luz solar resplandecente em uma paisagem bucólica ad aeternum. Seres furta-cor emergem da névoa branda e desfrutam de uma pacífica existência silenciosa envolta em enigmas. São reflexos de momentos estáticos de celebração da vida. Figuras sem lastro, que, juntas, renascem. E as trombetas finalmente anunciam: O Paraíso Perdido foi encontrado! Eu vi anjos nas nuvens digitais!
A Anunciação dos Anjos Digitais é um Deserto de Erros composto pela fusão de mais de 50 fotos escolhidas entre milhares de arquivos encontrados (ou perdidos) em 8 HDs de origens distintas. As categorias para a seleção das imagens que compuseram este painel digital foram: paisagens de natureza, festas de aniversário, objetos sagrados, esculturas decorativas, brinquedos, enfeites, adereços e fantasias. Itens que, de algum modo, estavam presentes nas pastas de fotos de todos os HDs.
Deserto de Erros (direção: Leo Caobelli):
"(...) Mais uma edição da plataforma digital desenvolvida através da arqueologia de mídias obsoletas. Seu arquivo é composto por mais de duas centenas de HDs resgatados de galpões de reciclagem de lixo eletrônico e cujo conteúdo foi recuperado. O site apresenta 10 edições, cada uma composta por 1 zine digital, contendo imagens e som. Cada edição foi dirigida por Leo Caobelli em colaboração com outros 10 artistas visuais. Já a trilha foi composta por Leo junto com 3 artistas do som. (...)"
DESERTO DO REAL - Revista ZUM
Entrevista por Laura Rago, sobre A Anunciação dos Anjos Digitais no projeto Deserto de Erros, Revista ZUM, 2022 → link
"O interesse do artista gaúcho Leo Caobelli por mídias obsoletas e imagens coletadas de HDs descartados já deu origem a vários trabalhos e pesquisas. A mais recente, batizada de “10 Desertos de Erros”, é uma publicação digital colaborativa com dez artistas convidados por ele: Romy Pocztaruk, Fernanda Medeiros, Gabriel Pessoto, Nicole Kouts, Thomas Kuijpers, Paulo Fehlauer, Joana Burd, Carine Wallauer, Egle Saka e Diego Vidart. A pesquisadora e curadora Laura Rago conversou com Caobelli sobre o projeto “Desertos de Erros” e com Romy Pocztaruk, Nicole Kouts e Gabriel Pessoto sobre os respectivos trabalhos desenvolvidos para a plataforma digital colaborativa.
ZUM é a revista de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles. ZUM veicula ensaios visuais, artigos e entrevistas de artistas e pensadores nacionais e internacionais sobre fotografia e cultura visual."
Entrevista completa no site da revista ZUM: https://revistazum.com.br/entrevistas/deserto-do-real/